quinta-feira, 3 de março de 2016

Estudo de Caso - Roger Agnelli

  • Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de gestor. De que maneira essas habilidades gerenciais foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?
Roger Agnelli destacou-se, primeiramente, com as suas habilidades em comunicação e negociação, que foram habilidades que não deixaram de ser relevantes durante o seu percurso profissional (Habilidade Humanas). Também demonstrou possuir facilidade em lidar com as pessoas, mantendo bons relacionamentos interpessoais e conseguindo, até mesmo, influenciá-las, que foram decisivas para a ascensão de Roger no Banco Bradesco. E,ele demonstrou, também, possuir boa comunicação e liderança, que se tornou um grande diferencial para que as empresas que estavam sendo gerenciadas por ele tivessem um salto em seus rendimentos. E por fim, ele também se mostrou um exímio negociador, com espírito empreendedor e senso de oportunidade(Habilidades Conceituais), que fizeram da Vale "a maior empresa privada brasileira e uma das que mais crescem no país".
  • Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como gestor da Vale? Dê exemplos de cada um deles.
Agnelli representou papéis informacionais e decisórios quando ele pegava a sua equipe e se reunia para tomar decisões. Ele fazia com que o diálogo fosse constante melhorando a comunicação organizacional e agilizando o processo de tomada de decisão. E representou papéis interpessoais quando incentivava sempre os funcionários em busca de mais produtividade e agilidade. Também desempenho papel decisório quando propôs internacionalizar as atividades empresariais para que a Vale se tornasse competitiva com relação as maiores mineradoras mundiais.
  • Você considera Roger Agnelli um típico gestor brasileiro? Que traços do sistema cultural brasileiro são evidentes no seu estilo de gestão?
Em termos gerais, o executivo não se mostra um típico gestor brasileiro, porém os motivos que levaram a sua demissão evidenciaram traços do sistema cultural brasileiro como a administração ditatorial e arrogância, passando uma imagem de distância hierárquica de poder, onde quem está em cima na pirâmide são melhores do que os que estão em baixo.
  • Você concorda com a opção de executivo em continuar ligado ao setor de mineração com a AGN Participações?
Concordo, visto que ele aprendeu muito da área trabalhando na Vale. Sem dúvida a gestão de Agnelli na AGN Participações será tão boa quanto nas outras empresas que ele pôde gerir, senão melhor, pois, agora, a experiência que ele possui é muito maior do que quando começou.

Um comentário: