domingo, 10 de abril de 2016

Estudo de Caso - Gol

  • Qual é a estratégica de negócio que a Gol utilizou para entrar no setor de aviação comercial no Brasil? Quais eram suas principais vantagens competitivas? 
A Gol entrou no setor de aviação com a estratégia de negócio low cost, low fare(baixo custo, baixa tarifa), modelo baseado em 5 princípios: apenas realizar de voos domésticos; reduzir custos com serviço de bordo; aumentar a produtividade por avião, diminuindo o tempo que os aparelhos permanecem no solo; ter uma frota homogênea e econômica, reduzindo despesas com manutenção e combustível; e utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobradas das empresas são menores. 
Com esse modelo estratégico a Gol conseguiu vantagens competitivas com tarifas mais baixas, menor tempo de espera até a decolagem do avião, menor necessidade de funcionários, frota mais barata, porém moderna, aspectos que fizeram a Gol líder em custos.
  • Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos?
A missão da Gol é "Aproximar pessoas com segurança e inteligência". Com base no foco que a empresa possui em baixas tarifas para atender todas as classes sociais e modernização da frota de aviões mostrados no texto pode-se dizer que a missão manteve-se a mesma. 
Com relação à visão, que possui uma tendência maior a ser modifica, houve uma mudança com relação às perspectivas e expectativas da companhia. O foco da Gol é o mesmo "Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir", porém, inicialmente, a empresa tinha uma perspectiva apenas no mercado nacional, mas ela foi ampliada quando alcançou voos internacionais.
  • A aquisição da Varig parece significar uma mudança de estratégia da Gol. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
Concordo. A Gol queria aumentar seu mercado e apostou na internacionalização dos voos, pois percebeu que no Brasil ela não possuía tantas oportunidades para expansão. A Varig, mesmo não operando a maioria destinos que atuava, pareceu uma porta de entrada para o mercado estrangeiro, visto que a companhia detinha os direitos da maioria das rotas e era bem vista no cenário internacional. Porém, a estratégia de baixos custos não foi tão eficiente no mercado externo, gerando baixa margem de lucro para a empresa. A Gol enfrentou desafios e teve, então, que mudar a estratégia focando mais no mercado doméstico e da América Latina, onde o desempenho da empresa era melhor.
  • Alguns analistas afirmam que, com o passar do tempo, a Gol e a TAM ficaram muito parecidas. Concorda com essa afirmação? Qual é a perspectiva da Gol para os próximos cinco anos?
Sim, as duas companhias oferecem voos internacionais, baixas tarifas e os mesmo serviços para ficarem competitivas no mercado, Como planos para o futuro, especula-se que a Gol pretende agora adquirir a portuguesa TAP, de forma a entrar definitivamente no mercado europeu, além de abrir uma rota para Miami, uma porta de entrada no mercado norte-americano.
  • Procure analisar o setor da aviação comercial brasileiro a partir do modelo da cinco forças competitivas de Michael Porter.
Uma empresa que está no setor de aviação no Brasil precisa se atentar para todas as forças competitivas que Porter citou: rivalidade entre concorrentes, ameaça de novos entrantes, poder de barganha dos clientes e fornecedores e ameaça de produtos substitutos. A última ainda mais forte devido à popularização da internet que favorece o contato com outras pessoas sem deslocamento. Como a briga por mercado no setor está calorosa, as empresas que manterem-se inovando, trazendo maior qualidade aos seus serviços com custo justo e competitivo e com segurança naquilo que oferecem estarão se diferenciando das demais e, consequentemente, conseguirão maior consolidação no mercado.

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