quinta-feira, 21 de abril de 2016

Estudo de Caso - Casas Bahia

  • Como se processa o recrutamento e seleção do pessoal que trabalhará nas lojas? Qual é a importância de os vendedores residirem nos arredores dos estabelecimentos? 
O recrutamento e a seleção dos empregados acontece de duas formas distintas levando em conta o nível hierárquico da função. Habilidades humanas e facilidade em construir relacionamentos sólidos com os clientes são fatores avaliados e muito apreciados pelos recrutadores, que buscam pessoal que morem nas imediações da loja, especialmente no mesmo bairro para que os laços entre cliente e vendedor se estreitem e proporcione a fidelização do cliente com o vendedor e com a loja. No caso dos cargos administrativo o processo é um pouco diferente: primeiramente os candidatos preenchem um cadastro e enviam seus currículos no site da Casas Bahia, após isso, são selecionados com base em critérios técnicos e realizam provas, dinâmicas e entrevistas.
  • Quais são os programas utilizados para preparar e desenvolver os colaboradores? 
Cada função tem um treinamento específico, mas todos possuem base para que os colaboradores possam enfrentar os desafios que aparecem na atividades que desempenham. Como exemplo, os vendedores vão, literalmente, para as salas de aula, onde são instruído a como se vestir e se portar em frente ao cliente e tomam conhecimento dos produtos e marcas que vão vender; os Analistas de crédito aprender a analisar e escolher os clientes que possuem condições de comprar os produtos com carnê e técnicas e perguntas que podem ser feitas nas conversas com eles. Além disso, os colabores das duas funções recebem treinamento em informática e são conscientizados para manter o bom relacionamento com o consumidor.
  • Quais são os objetivos dos programas de treinamento da Casas Bahia? Que métodos de treinamento você considera mais apropriados a esses objetivos? 
O objetivo dos programas é possuir funcionários qualificados a passar confiança ao consumidor, fazendo-o sentir-se importante com relação a loja, pois os vendedores estão bem vestidos, portam-se bem diante dele e juntamente com os analistas, analisam qual a melhor condição de crédito para ele e até controlam a sua impulsividade, conscientizando-o de que aquela compra não cabe no orçamento.
  • Quais são as recompensas oferecidas pela Casas Bahia para motivar seu pessoal e melhorar seu ambiente de trabalho? 
A empresa oferece plano de carreira aos colaboradores, o que faz com que eles vislumbrem crescimento profissional dentro da organização, aumenta a produtividade e diminui a rotatividade. Também dispõe de bônus para os empregados que atingem as metas de vendas e distribui, mensalmente, cestas de alimentos aos funcionários de nível hierárquico mais baixo, além de beneficiar o 14º salário a todos os empregados da empresa, independentemente do cargo que exercem.

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